Cientista russo revela onde no Sistema Solar pode existir vida

Traços primitivos da existência de vida atual ou passada podem ser encontrados na atmosfera de Vênus, nos glaciares de Marte ou sob a camada de gelo dos oceanos dos satélites dos gigantes gasosos.
Sputnik

Não será surpresa para a ciência se a vida for encontrada nos locais citados acima. "É preciso tentar procurar", destacou para a Sputnik o físico-matemático e diretor do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia, Anatoly Petrukovich.

"Para o desenvolvimento dessa vida basta haver, em conformidade com concepções contemporâneas, um lugar estável com temperatura apropriada, água e alguma fonte de energia, térmica ou química. A astronomia contemporânea conta haver no Sistema Solar muitos lugares desses. Isso pode ser debaixo da camada de gelo dos oceanos dos satélites dos gigantes gasosos, nas nuvens de Vênus e nos glaciares de Marte", sugeriu cientista.

Para Anatoly Petrukovich, a descoberta de qualquer objeto biológico, até primitivo, de origem extraterrestre, mudará significativamente entendimento da humanidade e alargará os limites do entendimento sobre genética e biologia.

"É um dos objetivos que justifica quase todos os investimentos", destacou Petrukovich.

Comentar