Forças em conflito na Líbia assinam cessar-fogo em Genebra, informa ONU

A Organização das Nações Unidas anunciou hoje (23) que os dois lados do conflito na Líbia (GNA e LNA) assinaram um cessar-fogo permanente em todo o território do país africano.
Sputnik

Após mediação conduzida pela enviada da ONU para a Líbia, Stephanie Turco Williams, a Comissão Conjunta Militar 5+5 (formada por representantes militares de ambos os lados do conflito) alcançou o que foi chamado pela ONU de "importante ponto de virada a caminho da paz e estabilidade na Líbia".

Boas notícias para os líbios!

As conversações da Comissão Conjunta militar 5+5 na ONU em Genebra estão culminando em uma conquista histórica, com as partes líbias assinando um acordo de cessar-fogo permanente pela Líbia.

Por enquanto, ainda não foram divulgados detalhes do acordo assinado nesta sexta-feira (23).

Conflito na Líbia

Desde a derrubada e assassinato do ex-presidente líbio Muammar Kadhafi em 2011, a Líbia tem vivido duros embates entre forças oponentes.

Entre elas se destacam o Governo do Acordo Nacional (GNA, na sigla em inglês), com sede em Trípoli e reconhecido internacionalmente, e o Exército Nacional Líbio (LNA, na sigla em inglês), sob o comando do marechal Khalifa Haftar.

O conflito entre o GNA e LNA se estendeu por todo o país, enquanto o GNA tem recebido apoio declarado da Turquia.

Comentar