Coreia do Sul alerta sobre rápido desenvolvimento dos mísseis norte-coreanos

Recentemente, Pyongyang exibiu durante um desfile militar dois novos mísseis balísticos, um intercontinental e outro lançado a partir de submarinos, bem como outras armas.
Sputnik

A Coreia do Norte está desenvolvendo suas capacidades de mísseis a um ritmo "muito mais rápido do que o esperado" e se aproximou significativamente das tecnologias de armas de Seul, segundo o diretor da Agência para o Desenvolvimento da Defesa sul-coreana, Nam Sae-kyu, citado pela agência de notícias Yonhap.

"Pensava que estávamos uns 20 anos à frente em termos de mísseis balísticos [de combustível] sólido ou outros sistemas de mísseis, porém depois de assistir [ao desfile militar em Pyongyang], notei que a diferença foi reduzida para mais de metade", observou.

No dia 10 de outubro, a Coreia do Norte realizou um desfile militar para comemorar os 75 anos da fundação do seu Partido dos Trabalhadores, durante o qual exibiu um novo míssil balístico intercontinental e um novo míssil balístico lançado por submarinos, junto com outras armas.

Coreia do Sul alerta sobre rápido desenvolvimento dos mísseis norte-coreanos

"Fizemos muitas análises [sobre as armas mostradas durante o desfile]. Senti que estão melhorando de maneira mais prática do que há cinco anos", indicou Sae-kyu.

Segundo os especialistas, o novo míssil balístico intercontinental norte-coreano é um dos maiores mísseis deste tipo do mundo e representa uma arma "muito desestabilizadora", aparentemente destinada a ameaçar o sistema de defesa antimíssil norte-americano e a agravar as tensões entre o país e resto do mundo.

Comentar