Complexo soviético de mísseis é enaltecido por mídia norte-americana

O portal The Drive enalteceu o complexo tático-operacional soviético Utyos de mísseis antinavio.
Sputnik

O portal norte-americano destacou as cenas de um vídeo, onde o complexo surge lançando mísseis antinavio 3M44 Progress e interceptando com êxito o sistema de defesa antiaérea da fragata Admiral Grigorovich.

O veterano complexo Utyos, ou Objeto 100, compreendia uma série de bunkers e lançadores de mísseis subterrâneos armados com o P-35, uma variante do míssil Shaddock da década de 1950 que armava navios de superfície e submarinos soviéticos. Com um alcance de cerca de 200 quilômetros, o Shaddock, de dez metros de comprimento, era um grande aniquilador de navios movido a turbojato.

Após algumas modificações, o complexo recebeu mísseis de terceira geração 3M44 Progress, com alcance efetivo de até 460 quilômetros.

Hoje em dia, o complexo não é tão eficaz quanto os mais modernos Bastion e Bal, mas ainda é muito apreciado pela Marinha russa.

Depois que a Crimeia passou a fazer parte da Rússia através de referendo em 2014, a Associação de Pesquisa e Produção de Construção de Máquinas, parte da Companhia de Mísseis Táticos, começou a reformar complexos Utyos, que ganhou de volta o status militar.

No dia 5 de junho de 1957, o Objeto 100 conduziu o primeiro disparo usando mísseis guiados S-2. Depois de concluir todas as verificações, em 30 de agosto de 1957, o complexo foi colocado em operação.

Comentar