Notícias do Brasil

Campanha de Trump quer debate presidencial com foco em política externa

A equipe de campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu uma carta à Comissão de Debates Presidenciais na qual exige que o último debate contra o candidato democrata Joe Biden se concentre no tema da política externa.
Sputnik

Conforme publicou nesta segunda-feira (19) o site The Hill, além da exigência em relação ao tema, a campanha também apontou como "inaceitável" a proposta de permitir que o moderador tenha o poder de fechar o microfone dos candidatos.

"Para o bem da integridade da campanha e em benefício do povo norte-americano, pedimos que repensem e reeditem um conjunto de tópicos para o debate de 22 de outubro, com ênfase na política externa. Isso foi o que as campanhas concordaram e tem sido a tradição em campanhas anteriores", escreveu o gerente de campanha de Trump, Bill Stepien.

Stepien disse que os tópicos anunciados pela moderadora Kristen Welker, da NBC News - combatendo a COVID-19, famílias norte-americanas, raça nos EUA, aquecimento global, segurança nacional e liderança -, mal tocam na questão da política externa e quase todos os temas foram discutidos longamente durante o primeiro debate.

Campanha de Trump quer debate presidencial com foco em política externa

Stepien enviou a carta antes de uma reunião da comissão que discutiria permitir que o moderador desligue os microfones dos candidatos durante o debate.

"É completamente inaceitável que qualquer pessoa exerça tal poder e a decisão de prosseguir com essa mudança equivale a transferir o controle editorial do debate para a comissão, que já demonstrou sua parcialidade ao [candidato democrata Joe] Biden", disse Stepien.

A segunda rodada de debates presidenciais foi cancelada na semana passada depois que Trump contraiu o novo coronavírus e, apesar da recuperação, se recusou a debater com Biden virtualmente. O terceiro e último debate entre os candidatos está agendado para acontecer em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, na quinta-feira (22).

Comentar