Poderoso ecranoplano soviético surge na costa do mar Cáspio (VÍDEO)

O enorme ecranoplano soviético do projeto 903 Lun, apelidado pelos países ocidentais de "monstro do Cáspio", foi flagrado na costa do mar Cáspio, próximo de Derbent, na república russa do Daguestão.
Sputnik

A raridade foi rebocada da base naval de Kaspiysk para Derbent em julho deste ano para ser exibida em um parque temático militar, que ainda será construído.

Antes disso, a aeronave esteve nas docas dos estaleiros do Cáspio por aproximadamente 30 anos. O "monstro do Cáspio" fazia parte de um programa militar soviético que desenvolvia aviões capazes de voar a muito baixa altitude para destruir porta-aviões.

Seu propósito principal era combater embarcações usando mísseis antinavio Moskit. A aeronave, devido à sua velocidade de até 500 quilômetros por hora e a não ser detectada pelos radares, poderia se aproximar dos porta-aviões a pouca distância para lançar mísseis com precisão.

O ecranoplano, de 73 metros de comprimento, 44 metros de envergadura, voava muito perto da superfície da água - quatro metros ou menos acima do nível do mar. O peso máximo de decolagem era de 380 toneladas.

A aeronave foi construída em 1987, tendo entrado em serviço em 1989. Seus mísseis supersônicos Moskit, mais rápidos que o míssil Harpoon da Marinha dos EUA, fizeram desta aeronave um adversário formidável.

Comentar