Detectada mais uma eventual complicação da COVID-19

Médicos de Singapura revelaram que uma das complicações possíveis causadas por coronavírus pode ser gangrena dos membros inferiores pelo surgimento de coágulo de sangue na aorta, de acordo com o jornal The Straits Times.
Sputnik

Os médicos descreveram o caso de um singapurense de 39 anos que de repente começou a reclamar de dor no pé direito, tendo em três dedos do pé aparecido gangrena. Antes disso, o paciente foi ligado a ventilador pulmonar e passou uns dias em coma induzido.

Os médicos descobriram que este processo foi causado por coágulo na aorta, que é a artéria principal que transporta sangue do coração ao resto do corpo. O homem foi operado, implantando um stent permanente. Três meses depois, a gangrena desapareceu e o paciente começou a andar normalmente de novo.

"É raro que coágulo se desenvolva na aorta, que é um vaso sanguíneo de fluxo alto", declarou o diretor de cirurgia-geral e conselheiro superior do hospital de Tan Tock Seng, professor Glenn Tan, citado pela mídia.

O paciente foi hospitalizado com dificuldades de respirar e febre, acrescentou.

Estudos mostraram que existe o alto risco do desenvolvimento de coágulo entre os pacientes com COVID-19 em estado grave. Os coágulos podem causar derrame, ataque cardíaco e outras complicações graves.

O professor acredita que uma das explicações possíveis é que COVID-19 causa inflamação grave em alguns pacientes. Este processo aumenta a produção de citocina, proteína produzida por células imunes, o que pode levar a coágulos sanguíneos.

O professor destacou que poucos pacientes com coronavírus têm coágulos, visto que a maioria deles corresponde a jovens saudáveis.

"Gangrena nos pés é incomum entre jovens que não têm outras doenças como diabetes", explicou Glenn Tan.
Comentar