Notícias do Brasil

OMS destaca estabilidade da pandemia no Brasil, mas adverte que números ainda são altos

Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, disse hoje (12) que dados recentes indicam estabilização e redução dos casos de COVID-19 no Brasil, mas alertou que os números da doença seguem "muito altos" no país.
Sputnik

Durante entrevista coletiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia, Ryan lembrou que o Brasil possui dimensões continentais e que as autoridades precisam estar atentas.

"Dizer que a doença está caindo no Brasil é uma coisa positiva [...], mas deve haver um alto índice de desconfiança, conforme os números caem, para garantir que seja possível detectar áreas em que eles possam estar aumentando". "O fato de a doença estar em queda não significa que não haverá uma piora novamente", disse o diretor da OMS.

"Nenhum país está fora de perigo até agora e todos precisam continuar vigilantes", frisou Ryan.

Coletiva de imprensa sobre #COVID-19 com @DrTedros [Tedros Adhanom Ghebreyesus].

Imunidade de rebanho

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, abriu a entrevista coletiva com um alerta sobre o aumento recente dos números de COVID-19 no mundo, em especial na Europa e nas Américas. Além disso, chamou atenção para o conceito de imunidade coletiva, ao alertar que permitir a livre circulação do novo coronavírus para fazer com que a população adquira essa imunidade "não é uma opção".

"A imunidade coletiva é um conceito usado para vacinação, no qual uma população pode ser protegida de um determinado vírus se for atingido um limite de imunização", disse.

O diretor-geral reiterou que a imunidade de rebanho nunca foi utilizada na história como estratégia para responder a um surto epidemiológico, muito menos a uma pandemia. "Isso é científica e eticamente problemático", destacou.

Comentar