Malásia apreende 6 navios de pesca chineses com 60 tripulantes

A Agência de Execução Marítima da Malásia (MMEA, na sigla em inglês) apreendeu seis navios de pesca chineses com 60 pessoas a bordo em suas águas territoriais, informou a mídia neste sábado (10).
Sputnik

Conforme publicado pela agência de notícias The Star, a MMEA interceptou os navios em dois locais diferentes a leste do estado malaio de Johor, na região peninsular do país, ainda na sexta-feira (9).

Seis capitães e 54 tripulantes, todos cidadãos chineses com idades entre 31 e 60 anos, foram presos por invasão de águas territoriais soberanas sem notificação prévia ou autorizações válidas, segundo relatou o The Star.

Malásia apreende 6 navios de pesca chineses com 60 tripulantes

Os navios, registrados no porto de Qinhuangdao, na China, podem estar sujeitos a multas de até 6 milhões de ringgits malaios (cerca de R$ 8 milhões) por barco e 600 mil ringgits (cerca de R$ 801 mil) por membro da tripulação.

"Administradores e agentes de navios de pesca estrangeiros são aconselhados a obter as licenças válidas do Departamento de Pesca antes de realizar qualquer atividade em nossas águas, incluindo reparos e transferência de gasolina", disse o capitão Mohd Zulfadli Nayan, diretor da zona de Tanjung Sedili, onde os navios e seus tripulantes estão detidos, conforme citado pela publicação.

Zulfaldi também ressaltou que os navios estão sujeitos a multas adicionais por ancoramento ilegal e que os tripulantes podem ser presos, caso condenados.

Comentar