Rússia denuncia atividade militar da OTAN perto de sua fronteira nacional

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniu nesta sexta-feira (9) com o seu homólogo dinamarquês, Jeppe Kofod, e falou sobre a intensificação da atividade militar da OTAN perto das fronteiras russas.
Sputnik

O chefe da diplomacia russa denunciou que a Aliança do Norte ainda não respondeu a uma série de medidas propostas por Moscou para "superar tendências de confrontos" nas relações entre as partes. De acordo com ele, as medidas sugeridas pela Rússia dizem respeito a exercícios militares e à manutenção da distância entre navios de guerra e aeronaves militares.

"Chamamos a atenção dos nossos parceiros para a crescente atividade militar da OTAN nas proximidades das fronteiras russas e destacamos que não vemos nesta parte da Europa, como na própria Europa, problemas que exijam uma solução militar", disse Lavrov a repórteres.

Neste contexto, Lavrov lembrou ao seu homólogo dinamarquês que a Rússia aguarda uma resposta da Dinamarca sobre um acordo que visa prevenir incidentes aéreos e marítimos não intencionais.

O chanceler russo observou que este documento, proposto por Moscou a Copenhague há muito tempo, ajudará a "construir confiança entre nossos estados".

Além disso, o ministro russo declarou que a próxima sessão do Conselho Intergovernamental dos dois países "deverá ser realizada em Copenhague", assim que a situação epidemiológica permitir.

Comentar