OMS diz que 'relaxamento e festas' não justificam novo surto de COVID-19 na Espanha

A diretora do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, Maria Neira, reconheceu que a organização não entende o que está falhando na Espanha para que o país tenha se tornado o local com maior incidência de coronavírus na Europa.
Sputnik

Segundo Neira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa a situação na Espanha há várias semanas e ainda não consegue perceber porque o país acumula o maior índice de infecções por COVID-19 na Europa, ainda que aplique medidas mais restritivas como o uso obrigatório de máscaras, por exemplo.

De acordo com ela, nem a transmissão intrafamiliar nem o comportamento dos jovens justificam o alto índice de infecções em todo o país.

"É verdade que tem havido um relaxamento dos jovens e das festas, mas isso não justifica toda a situação em que o país se encontra atualmente, já que na Itália os jovens também fizeram festas, na França ou mesmo na Suíça e sua situação epidemiológica é melhor", afirmou.

A dirigente da organização internacional de saúde destacou que é importante melhorar a conscientização dos cidadãos e também avaliar a situação do rastreamento do coronavírus.

OMS diz que 'relaxamento e festas' não justificam novo surto de COVID-19 na Espanha

"É necessário revisar o plano de detecção, rastreamento de contatos, isolamento e quarentena, garantindo o seu acompanhamento. Se não houver rastreadores, será necessário colocar rastreadores e se algo precisar ser corrigido, terá que ser feito”, enfatizou Neira.

Na última quinta-feira (1º) foram registradas 9.419 novas infecções por COVID-19 na Espanha. O número total de casos de coronavírus no país chega a 778.607, somando 31.973 mortes desde o início da pandemia.

Comentar