Jornalistas da França, Rússia e Armênia são feridos em ataques em Nagorno-Karabakh

Dois jornalistas ao serviço do jornal francês Le Monde ficaram feridos durante ataque do Azerbaijão na região de Nagorno-Karabakh.
Sputnik

De acordo com o centro de informações do governo da Armênia, os cidadãos franceses foram feridos em um bombardeio nesta quinta-feira (1º). Os jornalistas, que se encontram em estado grave, estão sendo transportados para um hospital.

Além dos jornalistas franceses, o editor-chefe adjunto da emissora russa Dozhd (TV Rain), Dmitry Yelovsky, também ficou debaixo de fogo nos confrontos em Nagorno-Karabakh, disse na quinta-feira (1º) o editor-chefe do canal, Tikhon Dzyadko.

O confronto ocorreu na cidade de Martuni (Khojavend), na república autoproclamada de Nagorno-Karabakh. Atualmente, o jornalista se encontra em um abrigo antibomba.

Tikhon Dzyadko confirmou que o editor não está ferido.

De acordo com o serviço da Sputnik Armênia, um cinegrafista do canal Armênia, Aram Grigoryan, também ficou ferido em resultado dos bombardeios das Forças Armadas do Azerbaijão.

Para além dos jornalistas referidos, o repórter armênio Sevak Vardumian do 24News, que fazia parte do grupo de jornalistas que foram atacados pelas forças do Azerbaijão em Martuni, sofreu uma lesão nas costas, tendo sido hospitalizado.

Jornalistas da França, Rússia e Armênia são feridos em ataques em Nagorno-Karabakh

O conflito, que se agravou neste domingo (27), teve início em fevereiro de 1988, quando a região declarou independência em relação à República Socialista Soviética do Azerbaijão, iniciando uma guerra que culminou com a perda do território pelo Azerbaijão.

Contudo, Baku tem mantido firme sua intenção de restabelecer a soberania sobre o território protegido pelas Forças Armadas da Armênia, sem que ambas as partes considerem negociações de paz.

Comentar