Notícias do Brasil

Incêndios já destruíram 3,461 milhões de hectares do Pantanal

Os incêndios que há meses atingem parte do Pantanal já destruíram 3,461 milhões de hectares.
Sputnik

O governo do Mato Grosso do Sul divulgou na tarde desta quinta-feira (1º) um boletim com informações sobre a situação. Somente no estado, o bioma já perdeu 1,408 milhão de hectares. Além disso, no Mato Grosso, as chamas consumiram outros 2,053 milhões de hectares, informou Agência Brasil.

Dessa forma, a área incinerada equivale a 34,6 mil quilômetros quadrados. Um território maior que o estado de Alagoas, com seus 27,8 mil km².

Os dados foram apresentados pelo chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior.

"Desde março, extrapolamos a máxima histórica mensal de focos de calor no Pantanal", disse Moreira à Agência Brasil, comparando os 18.259 focos de calor registrados no bioma entre 1º de janeiro e ontem, 30 de setembro, com os 12.536 focos registrados no mesmo período de 2005, pior resultado até então.

"Este ano já superamos o recorde histórico. E tudo indica que em outubro não será diferente", acrescentou Moreira.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), a forte onda de calor e a baixa umidade devem persistir por pelo menos mais dez dias, em todo o estado.

Comentar