Notícias do Brasil

Em meio à pandemia, Porto de Santos registra maior movimentação mensal de cargas da sua história

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, maior complexo portuário da América Latina, conquistou no mês de agosto a melhor marca de toda a série histórica ao movimentar 13,7 milhões de toneladas.
Sputnik

A quantidade representa um aumento de 13,6% em relação ao mesmo mês de 2019. Os números foram publicados pela Santos Port Authority (SPA), que administra o complexo portuário santista.

A movimentação apresentada em agosto ficou 1,8% acima do recorde anterior, registrado em julho deste ano, quando o cais santista movimentou 13,5 milhões de toneladas.

"O recorde histórico de movimentação reflete as medidas implantadas por essa gestão profissional e técnica, sustentada pelo governo, e a força e resiliência da nossa economia", disse o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, em nota.

As três modalidades de cargas que mais contribuíram para o desempenho quando comparadas com o mesmo período do ano passado foram granéis sólidos com crescimento de 32,4%, granéis líquidos com avanço de 0,9% e a carga geral solta com 4,5%.

Mesmo em meio à pandemia da COVID-19, o fluxo de navios cresceu 2,9% no mês e 2,7% no ano, para 424 e 3,3 mil embarcações, respectivamente.

Comentar