Putin elogia novo míssil Avangard: voa e 'derrete' ao atingir temperaturas de quase 2.000 graus

Presidente russo Vladimir Putin comparou a capacidade da arma hipersônica russa Avangard de suportar temperaturas extremamente altas em voo com o "efeito de sorvete".
Sputnik

"Eu acabei de parabenizar os armeiros e o criador do nosso novo aparelho – o bloco planador Avangard. Já falei muitas vezes sobre isto: efeito de sorvete – voa enquanto derrete. A temperatura é de quase 2.000 graus, um pouco menos que no Sol, mas o material aguenta o tempo necessário", disse Putin durante uma reunião com trabalhadores da indústria nuclear.

No dia 18 de setembro de 2020, Vladimir Putin, durante uma videoconferência com o criador do Avangard, Gerbert Efremov, afirmou que Moscou foi obrigada a desenvolver armas hipersônicas devido à retirada dos EUA do Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM).

O Avangard é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera a distâncias intercontinentais, atingindo Mach 20, ou seja, uma velocidade 20 vezes superior à do som (24.500 km/h).

Ao se aproximar do alvo, o bloco planador efetua manobras profundas, de várias dezenas de milhares de quilômetros, tanto laterais, como em altitude. Tal característica torna-o uma arma invulnerável para qualquer meio de defesa antiaérea ou antimíssil.

Comentar