Coreia do Sul planeja modernizar submarino com poderosa bateria de lítio

A Coreia do Sul está trabalhando para desenvolver uma bateria de lítio para equipar submarino de sua Marinha.
Sputnik

De acordo com o Programa de Administração de Aquisição e Defesa da Coreia do Sul, citado pela agência Yonhap, o novo modelo de bateria melhorará o tempo com o qual o submarino pode permanecer debaixo d'água.

No começo de outubro deste ano, o governo sul-coreano começará a produzir o protótipo da bateria para o submarino da classe Jang Bogo-III, que pesa 3.600 toneladas.

De acordo com o planejamento, o programa pretende finalizar a produção no primeiro semestre de 2021 e entregar o submarino atualizado para a Marinha da Coreia do Sul ainda em 2026. Este será o primeiro submarino do país a se movido por uma bateria de lítio.

Coreia do Sul planeja modernizar submarino com poderosa bateria de lítio

O novo meio de armazenamento de energia deve aumentar consideravelmente o período em que o submarino poderá permanecer submerso, duplicando o período possibilitado pela atual bateria de chumbo-ácido. O desenvolvimento tem a segurança e confiabilidade como prioridades.

"Com o desenvolvimento bem-sucedido de uma bateria de lítio para o submarino, podemos aumentar suas capacidades de combate subaquático, enquanto asseguramos competitividade tecnológica no campo das baterias de lítio", afirmou uma autoridade sul-coreana, citada pela agência.

Em 5 de março deste ano, outro país vizinho anunciou ter colocado em serviço seu primeiro submarino movido a baterias de lítio, a embarcação híbrida Ouryu, que fará parte da Primeira Flotilha de Submarinos do Japão. 

A tecnologia foi incluída pelo Japão após desenvolvimentos e testes, que tiveram início em 2002.

Comentar