Pentágono usa verba destinada ao combate da pandemia para comprar equipamentos militares, diz mídia

O Pentágono teria direcionado a maior parte da verba dos contribuintes a seus fornecedores de armas, segundo mídia.
Sputnik

A maior parte dos fundos para "prevenir e combater" a pandemia do coronavírus foi redirecionada aos fornecedores da Defesa para pagar por suprimentos militares, tais como partes de motores a reação, coletes à prova de balas, uniformes de gala e outras necessidades, informa o jornal The Washington Post.

O dinheiro dos contribuintes foi designado ao Pentágono de acordo com a Lei da Ajuda, Alívio e Segurança Econômica pelo Coronavírus, que foi aprovada pelo presidente norte-americano Donald Trump em março.

O Comitê de Apropriações da Câmara de Representantes, liderado pelos democratas, indicou no relatório de Defesa para 2021 que o gasto do Departamento de Defesa não foi distribuído como deveria.

"A expectativa do Comitê era que o departamento abordasse a necessidade de capacidade industrial de PPE [equipamentos de proteção pessoal] no lugar de usar os fundos para a DIB [base industrial de Defesa]", escreveu o Comitê, que pediu que uma investigação fosse iniciada para apurar os fatos.

A subsecretária de Defesa para Aquisições e Manutenção, Ellen Lord, defendeu o redirecionamento dos fundos em um comunicado ao The Washington Post.

"Devemos recordar sempre que a segurança econômica e a segurança nacional estão estritamente inter-relacionadas e que nossa base industrial é realmente a ligação entre as duas", comunicou.

Pentágono usa verba destinada ao combate da pandemia para comprar equipamentos militares, diz mídia

Por sua vez, Jessica Maxwell, porta-voz do Departamento de Defesa, afirmou ao The Hill que a Lei CARES "não estabelece nenhum limite" do uso do financiamento "unicamente na base industrial de suprimentos médicos" e que certos gastos de Defesa eram "apropriados sempre que abordavam os impactos relacionados com a COVID-19 na base industrial".

Ela também adicionou que os impactos econômicos da pandemia "requerem uma ação rápida [...] para sustentar e fortalecer as capacidades essenciais da base industrial nacional".

Comentar