'ONU encara crise de confiança': premiê da Índia pede reformas para 'estruturas desatualizadas'

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou que reformas urgentes são necessárias para consertar as "estruturas desatualizadas" da ONU, para garantir que reflitam melhor as realidades do mundo moderno.
Sputnik

Modi disse que as mudanças devem afetar os principais órgãos da ONU e garantir que a organização "dê voz a todas as partes interessadas".

O premiê indiano destacou que Nova Deli continua comprometida em trazer "nova vida" ao Conselho de Segurança da ONU e "revitalizar" a Assembleia Geral da entidade, bem como o Conselho Econômico e Social.

"Sem reformas abrangentes, a ONU enfrenta uma crise de confiança. Para o mundo interconectado de hoje, precisamos de um multilateralismo reformado que reflita as realidades de hoje", avaliou Modi em um discurso por vídeo enquanto a ONU comemorava seu 75º aniversário.

"Você não pode lutar contra os desafios de hoje com estruturas desatualizadas", acrescentou.

'ONU encara crise de confiança': premiê da Índia pede reformas para 'estruturas desatualizadas'

Um apelo por reformas também foi refletido na declaração de aniversário da ONU, que insta os Estados membros a criar uma "organização mais ágil, eficaz e responsável". O chefe da ONU, António Guterres, por sua vez, declarou que seus ideais fundadores "permanecem como faróis para um mundo melhor".

A Índia tem sido um dos países que pressionam pela expansão do Conselho de Segurança da ONU, acrescentando vários membros permanentes com poder de veto.

Atualmente, o Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes: Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido e França. Todos eles já se declararam favoráveis à expansão do conselho de uma forma ou de outra, tornando-o mais representativo das várias regiões do globo.

Comentar