FOTOS revelam 14 novos sarcófagos de 2.500 anos encontrados em necrópole do Egito

Em menos de duas semanas, os arqueólogos encontraram mais de 20 sarcófagos egípcios em Saqqara, completamente selados e em perfeito estado.
Sputnik

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou na sexta-feira (18) a descoberta de 14 novos sarcófagos de mais de 2.500 anos em um poço funerário de Saqqara, ao sul do Cairo.

Recentemente, a equipe havia encontrado 13 outros da mesma época, o que perfaz 27 sarcófagos de madeira selados e em perfeito estado, além de estátuas e outros pequenos objetos.

As autoridades ressaltaram que "as escavações ainda estão sendo realizadas para revelar mais segredos" do lugar. Esta descoberta poderá ser uma das maiores de seu tipo.

"Os estudos iniciais indicam que estes sarcófagos estão completamente selados e que nunca foram abertos desde que foram enterrados", diz o comunicado.

Os especialistas consideram que provavelmente "não são os únicos", e que poderia haver mais sarcófagos nos nichos subterrâneos agora descobertos.

Após visitar a área, o ministro do Turismo e das Antiguidades, Khaled al-Anani, agradeceu aos envolvidos na escavação pelo trabalho desenvolvido em "condições difíceis", cumprindo todas as medidas de precaução.

Acredita-se que Saqqara era a principal necrópole da cidade de Menfis, capital do Antigo Egito. No local, foram realizados enterros ao longo de três mil anos, tornando-se uma área de grande interesse arqueológico.

Comentar