Fim da crise mediterrânea? Grécia revela estar perto de retomar contatos com a Turquia

O governo da Grécia acredita que a retomada de contatos com a Turquia está perto de acontecer, depois que Ancara retirou o navio de pesquisa Oruc Reis e os navios de guerra do Mediterrâneo Oriental, disse o porta-voz Stelios Petsas em uma coletiva nesta segunda-feira (21).
Sputnik

O representante do governo grego observou que as datas exatas para contatos entre os Estados ainda não foram definidas.

"Estamos perto de retomar as conversações sobre exploração, mas quão cedo isso vai acontecer depende de ambos os lados, da Grécia e da Turquia. O sentimento é bom", declarou Petsas a repórteres, adicionando que Ancara também indicou querer retomar as conversações.

Na quinta-feira (17), o porta-voz presidencial da Turquia, Ibrahim Kalin, ecoou uma posição semelhante, dizendo que turcos e gregos podem retomar em breve as negociações sobre suas contestadas reivindicações no Mediterrâneo. Ele alertou, no entanto, que os líderes europeus não ajudarão se ameaçarem com sanções contra Ancara.

As tensões entre Turquia e Grécia aumentaram no mês passado, depois que o navio turco Oruc Reis começou a perfurar a exploração nas águas reivindicadas pelos gregos no Mediterrâneo Oriental.

A Grécia, que considera este território como sua zona econômica exclusiva, mobilizou suas Forças Armadas em alerta máximo e prometeu proteger seus direitos soberanos por todos os meios necessários.

Fim da crise mediterrânea? Grécia revela estar perto de retomar contatos com a Turquia

No início do mês, o Oruc Reis deixou a área disputada por sua base perto da Antalya, na Turquia, em meio à crescente tensão na região. Segundo o governo turco, a medida se deu em razão de uma "manutenção de rotina".

Na semana passada, os sete membros mediterrâneos da União Europeia (UE), incluindo França e Grécia, confirmaram sua disposição de punir Ancara se ela não retomar o diálogo e persistir na condução de atividades supostamente unilaterais na região.

As discussões anteriores entre Atenas e Ancara sobre a demarcação de zonas marítimas foram interrompidas em 2016.

Comentar