Membro do Departamento de Estado dos EUA se encontrará com oposição da Bielorrússia na Lituânia

O coordenador de contraterrorismo do Departamento de Estado dos EUA, embaixador Nathan Sales, viajará para a Lituânia na segunda-feira (21) para ter conversas com representantes da oposição da Bielorrússia.
Sputnik

A informação foi publicada neste domingo (20) em um comunicado oficial à imprensa.

"Ele [Sales] também se encontrará com membros da sociedade civil bielorrussa para discutir como os Estados Unidos podem apoiar a demanda do povo bielorrusso por eleições livres e justas e o fim da violenta repressão pós-eleitoral das autoridades bielorrussas", disse o Departamento de Estado no domingo (20).

Durante a sua visita ao país báltico, Sales também terá conversas com o vice-ministro das Relações Exteriores e o vice-ministro do Interior da Lituânia, assim como com representantes da comunidade judaica do país, conforme aponta o comunicado.

Membro do Departamento de Estado dos EUA se encontrará com oposição da Bielorrússia na Lituânia

A principal figura da oposição bielorrussa, Svetlana Tikhanovskaya, que terminou em segundo lugar nas recentes eleições presidenciais do país, atrás do reeleito presidente bielorrusso Alexandr Lukashenko, fugiu para a Lituânia dias após a votação.

Lukashenko conquistou o sexto mandato consecutivo como presidente da Bielorrússia com mais de 80% dos votos em 9 de agosto, embora a oposição da Bielorrússia não tenha reconhecido os resultados da eleição. Desde então, protestos da oposição ocorrem nas principais cidades do país. A oposição acusa Lukashenko de fraude eleitoral e denuncia a repressão policial durante as manifestações.

Comentar