Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de setembro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta sexta-feira (18), na qual o chanceler dos EUA, Mike Pompeo, visita Roraima, a Europa impõe novas medidas de distanciamento social devido à "segunda onda" de COVID-19 e a China realiza exercícios militares no estreito de Taiwan.
Sputnik

Brasil indeciso sobre participação em aliança internacional de vacinas contra COVID-19

Nesta quinta-feira (17), o Brasil pediu a extensão de prazo para definir sua participação na aliança internacional de vacinas contra a COVID-19 (COVAX). A iniciativa para acelerar o desenvolvimento e distribuição de vacinas foi lançada pela Comissão Europeia, França e Organização Mundial da Saúde (OMS) e conta com a adesão de 170 países. O Brasil tem dúvidas acerca do custo financeiro da adesão, afinal já selou contrato com a farmacêutica AstraZeneca para obter a vacina desenvolvida sob coordenação da Universidade de Oxford. Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 857 mortes pela COVID-19, totalizando 135.031 óbitos e 4.457.443 casos, informou o consócio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de setembro

Deputados de SC aprovam 2º processo de impeachment contra governador Carlos Moisés

Nesta quinta-feira (17), deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovaram o processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL), por suposto crime de responsabilidade cometido ao conceder aumento salarial para procuradores do estado. De acordo com o defensor público Ralf Zimmer Junior, o aumento concedido em outubro de 2019 teria sido realizado sem autorização legislativa e de forma sigilosa. No dia 3 de setembro, outro processo de impeachment contra o governador já havia sido iniciado, em decorrência da compra de 200 respiradores sem licitação em março de 2020. O governador e sua vice, Daniela Reinehr (sem partido), serão julgados por uma comissão composta por deputados e desembargadores do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de setembro

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, realiza visita a Roraima

Nesta sexta-feira (17), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai realizar visita à capital do estado de Roraima, Boa Vista. O chanceler norte-americano visitará a Paróquia de Nossa Senhora da Consolata e as instalações da Operação Acolhida, onde se reunirá com refugiados venezuelanos. Por volta das 16h00, Pompeo deve realizar encontro oficial com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou o Itamaraty. A visita é parte do périplo amazônico realizado por Pompeo, que já visitou os mais novos países petrolíferos, Suriname e Guiana, e, após parada em Roraima, seguirá para a capital colombiana, Bogotá.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de setembro

Acusações e pacotes de ajuda aquecem campanha presidencial nos EUA

Nesta quinta-feira (17), o candidato à presidência dos EUA, Joe Biden, acusou a política da administração Trump contra a COVID-19 de ser "praticamente criminosa". As declarações foram feitas após Trump ter admitido em entrevista que minimizou a gravidade da pandemia para evitar causar pânico entre a população. O presidente dos EUA, Donald Trump, por sua vez, anunciou nova rodada de auxílio de U$13 bilhões (cerca de R$ 68 bilhões) para fazendeiros afetados pela pandemia, durante comício de campanha no estado de Wisconsin.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de setembro

Europa impõe novas restrições após aumento recorde de novos casos diários de COVID-19

Nesta sexta-feira (18), Espanha e Reino Unido devem reimpor medidas de distanciamento social, uma semana após a Europa bater recorde ao registrar 54.000 novos casos de COVID-19 em um único dia. A capital espanhola, Madri, deve anunciar hoje (18) novas restrições, enquanto os bares no Reino Unido terão que fechar mais cedo para evitar uma "segunda lombada" de infecções, conforme colocou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Neste sábado, as cidades francesas de Nice e Lyon adotarão novas medidas de prevenção do contágio, seguindo o exemplo das cidades de Bordeaux e Marselha. A COVID-19 já infectou mais de 30 milhões de pessoas e fez 146.158 vítimas fatais mundialmente, de acordo com a Universidade Johns Hopkins (EUA).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de setembro

Pequim realiza exercícios militares próximo de Taiwan durante visita de diplomata dos EUA

Nesta sexta-feira (18), a China anunciou a realização de exercícios militares no estreito de Taiwan, durante a visita de alta funcionária da chancelaria dos EUA à ilha, informou o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Ren Guoqiang, durante conferência de imprensa. "Vamos realizar exercícios de combate no estreito de Taiwan", disse o porta-voz, quando perguntado sobre como a China reagiria à visita a Taipei da vice-secretária de Estado para o Desenvolvimento Econômico dos EUA, Keith Krach, a de mais alto nível dos últimos 40 anos. "Essa é uma ação legítima e necessária para garantir a soberania e integridade territorial chinesa", disse Ren. A China não reconhece a independência de Taiwan, que considera uma província rebelde.

Comentar