Do trator ao tanque: comédia mostra como 2ª Guerra impactou a vida de agricultores soviéticos

Neste fim de semana, a comédia soviética "Tratoristas" estará disponível de graça com legendas em português para o público brasileiro.
Sputnik

Neste fim de semana, os leitores da Sputnik Brasil poderão conferir comédia soviética filmada durante a Segunda Guerra Mundial, que mostra como agricultores de uma fazenda coletiva se transformam em tanquistas determinados a combater a invasão da Alemanha nazista.

Filme do controverso período de liderança de Josef Stalin (1922-1952) na União Soviética, "Tratoristas" mostra como a guerra converteu agricultores de fazenda coletiva em tanquistas determinados a combater a invasão da Alemanha nazista.

Filmada pelo diretor Ivan Pyriev em meio à invasão alemã da União Soviética, a comédia também traz cenas inesquecíveis sobre a vida rural, cultura e música folclórica ucraniana.

"Terra alheia nós não queremos, mas da nossa não daremos nem um só pedacinho", cantam os agricultores da fazenda coletiva, enquanto preparam-se para lutar no front da Segunda Guerra Mundial.

Klim Yarko é um suboficial da reserva que, após servir no Extremo Oriente russo, retorna para sua terra natal, a Ucrânia.

Do trator ao tanque: comédia mostra como 2ª Guerra impactou a vida de agricultores soviéticos

Durante longa viagem de trem com outros dois colegas tanquistas, Klim revela estar indo em busca de seu ídolo, Mariana Bazhan, famosa tratorista, modelo de mulher agricultora soviética.

Com sua motocicleta e galochas, Mariana percorre as estepes da fazenda coletiva, organizando o trabalho de sua brigada. Em uma noite, a renomada motorista sofre um acidente e é acudida por ninguém menos do que Klim.

E assim começa uma história que mostra como um militar e um agricultor, um tanquista e uma tratorista, têm muito a ensinar um ao outro no prenúncio da guerra.

Do trator ao tanque: comédia mostra como 2ª Guerra impactou a vida de agricultores soviéticos

A comédia tem como pano de fundo a adoção de tecnologia e maquinário na produção agrícola soviética após o período de coletivização, na qual a produção foi organizada em grandes fazendas coletivas chamadas de "kolkhoz".

O diretor de "Tratoristas", Ivan Pyriev, atingiu apogeu de sua carreira no período stalinista, quando foi laureado seis vezes com então principal prêmio do cinema soviético, o Prêmio Stalin.

"Pyriev é um tradicional representante do cinema soviético da década de 30, quando se forma aquilo que eu chamaria de 'cânone stalinista na cinematografia'", disse o crítico de cinema e redator da revista de cinema russa Iskusstvo Kino, Yevgeny Maisel, à Sputnik Brasil.

"É um sistema [de produção cultural] bastante rígido, que deve muito de sua formação a Hollywood", disse Maisel. "Mas ele é ainda recheado pelas particularidades do ideário totalitário soviético da época."

"Tratoristas é um clássico filme soviético do período pré-guerra [...] que trata dos avanços no âmbito técnico-industrial, com base [...] no humor", explicou Maisel.

"Esse modelo do cinema soviético se alterou muito rapidamente após a morte de Stalin, em 1953", disse o crítico russo.

Do trator ao tanque: comédia mostra como 2ª Guerra impactou a vida de agricultores soviéticos

Após a morte do controverso líder soviético, Pyriev realizou duas bem-sucedidas adaptações da obra do escritor Fiódor Dostoiévski para o cinema: "O idiota" (1958), que contou com a inesquecível atuação de Yuri Yakovlev no papel do príncipe Miskin, e "Os Irmãos Karamazov" (1969), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

O filme "Tratoristas" será disponibilizado de graça por 48 horas pela CPC-Filmes, em parceria com a Mosfilm, a partir das 19h00 no horário de Brasília desta sexta-feira, 18 de setembro. Acesse aqui a obra-prima. A Sputnik Brasil deseja a todos uma ótima sessão de cinema.

Comentar