Saída da Força Aérea dos EUA da Alemanha 'levará algum tempo', afirma general

Após a ordem de Trump de retirar parte dos militares americanos da Alemanha, o comandante da Força Aérea norte-americana na Europa se compromete com um plano transparente para os aliados do continente.
Sputnik

Segundo o portal Defense News, o general Jeffrey Harrigian disse a repórteres nesta segunda-feira (14) que sua equipe ainda está "na etapa de planejamento" da saída, afirmando que "vamos deliberar" quanto a isso.

"Queremos ter a certeza que faremos tudo corretamente, de forma a que não haja impacto em nossa capacidade de cumprir a missão enquanto estivermos em transição", disse ele.

"Ao enfrentarmos isto, queremos garantir que compreendemos os fatos apropriados, além de nos certificarmos que continuaremos estreitamente alinhados com nossos parceiros da nação anfitriã, a mantê-los informados, permanecer transparentes sobre tudo isso e reconhecer o fato de que isso levará algum tempo", acrescentou.

Em 29 de julho, o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, anunciou a retirada de 12 mil militares da Alemanha, assim como a transferência de uma parte significativa da infraestrutura militar existente no país europeu.

Saída da Força Aérea dos EUA da Alemanha 'levará algum tempo', afirma general

Enquanto os líderes do Pentágono, como Esper, indicaram que esta ação busca criar uma postura mais flexível na Europa, os críticos apontaram para os comentários do presidente Donald Trump, salientando que a retirada é uma punição política para Berlim.

Em sua fala, Harrigian indicou que o planejamento de qualquer potencial mudança está no início, com o foco em garantir que não haverá nenhum impacto na capacidade operacional dos Estados Unidos na Europa.

Comentar