Ossos e cerâmica de antiga civilização são encontrados na Índia (FOTOS)

Restos da antiga Civilização do Vale do Indo, datados de 2500 - 1700 a.C., foram descobertos pela primeira vez em Harappa, no estado indiano do Punjab, e na província de Sindh, no Paquistão.
Sputnik

Posteriormente, vestígios da civilização foram encontrados em diversas outras regiões do Paquistão, no Punjab e ao norte de Deli.

Acredita-se que muitos dos restos encontrados a aproximadamente 125 quilômetros a nordeste da capital indiana façam parte da Civilização do Vale do Indo, uma das primeiras grandes civilizações da História, que existiu durante a Idade do Bronze nas regiões noroeste do sul da Ásia, entre 3300 e 1300 a.C..

De acordo com Priyank Bharati, presidente do Fundo de Ciências Naturais e professor da Universidade Shobhit em Saharanpur, a cerâmica encontrada é de vários períodos, sendo algumas peças dos séculos VIII e IX antes de Cristo, outras mais recentes.

Bharati também afirmou que os restos foram entregues ao Serviço Arqueológico Federal da Índia (ASI) para estudos posteriores.

Disse ainda que o ASI tinha escavado quatro trincheiras em 1950-1952, onde estes artefatos foram agora encontrados.

"Encontramos cerâmica do período Kushan e Mauryan, e algumas peças do período Mahabharat no local [...] Também encontramos algumas vasilhas com alimentos, parecidos com farinha de trigo", concluiu.

Comentar