EUA e Reino Unido possuem dívida milionária em sistemas de defesa com Irã, diz mídia

A aquisição de tanques e sistemas de defesa do Reino Unido e dos EUA formou parte do milionário investimento realizado pelo Irã na década de 1970 durante a dinastia Pahlavi.
Sputnik

No entanto, até agora o Irã não recebeu tudo o que investiu apesar de ter desembolsado todo o custo da compra.

Antes do estabelecimento da República Islâmica do Irã, o país era governado pela dinastia Pahlavi, que estava alinhada com o Ocidente. Por esta razão, o Ministério da Defesa iraniano na década de 1970 decidiu investir em armamento e comprar de seus parceiros, EUA e Reino Unido, taques e outros sistemas de defesa, porém, estes países não cumpriram com a entrega.

Segundo o portal Military Watch, o Reino Unido poderia reembolsar ao Irã uma quantidade milionária pelo equipamento militar comprado em 1970, que não foi entregue, assim como as centenas de tanques de guerra Chieftain.

EUA e Reino Unido possuem dívida milionária em sistemas de defesa com Irã, diz mídia

Anteriormente, o Irã era um dos principais parceiros de defesa do Ocidente até que foi instalada a República Islâmica do Irã, tornando-se um problema para o Ocidente, que perdeu seu melhor cliente.

O Irã obteve sua "independência militar", avançando seu setor de defesa. Contudo, os EUA e o Reino Unido devem uma grande quantidade de equipamentos militares ao Irã, pagos pela dinastia Pahlavi, e que nunca foram entregues.

Parte desta "dívida" dos EUA foi paga durante a administração do presidente Obama, após firmar o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), que foi assinado em 2015 entre o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) e o Irã.

Contudo, o Reino Unido nunca compensou o Irã pelos sistemas de defesa que foram pagos, mas não entregues, incluindo aproximadamente 600 tanques Chieftain de um pedido total de 1.500.

Comentar