Descobertos na França 3 enormes túmulos circulares de quase 4.000 anos (FOTOS)

Três túmulos monumentais de forma circular, de aproximadamente 4 mil anos de idade, foram descobertos no sul da França, no sítio arqueológico Roque del Die.
Sputnik

Os pesquisadores ressaltam que túmulos deste tipo não são típicos desta zona e que faziam parte de uma necrópole muito maior.

Em 2008 foram descobertas estruturas de morfologia semelhante, "umas dezenas de metros ao sul do local", diz o comunicado do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP, na sigla em francês).

De acordo com os arqueólogos, uma das construções tinha sido bastante danificada por máquinas agrícolas e só pode ser escavada parcialmente.

As duas estruturas melhor conservadas, construídas com blocos de arenito e seixos de dimensões consideráveis, tinham entre 12 a 15 metros de diâmetro.

Além disso, no centro de um dos túmulos, feito de grandes lajes de arenito, foram desenterrados restos de duas pessoas, provavelmente uma mulher e uma criança.

Os esqueletos tinham elementos decorativos feitos de conchas e ossos que remontam ao início da Idade do Bronze, compreendida entre os anos 2200-1600 a.C.

Comentar