Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 11 de setembro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta sexta-feira (11), na qual o Brasil apresenta tendência de queda recorde em novos casos de COVID-19, mais de 500 mil pessoas são evacuadas por incêndios florestais nos EUA, e Índia e China selam acordo sobre fronteira contestada.
Sputnik

Tendência de queda em número de casos de COVID-19 no Brasil é recorde

Nesta quinta-feira (10), o Brasil registrou queda recorde no número de novos infectados pela COVID-19, de acordo com dados do consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. Com registro de 40.431 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, a média móvel da semana apresentou queda recorde de 29%. Apesar de 922 novos óbitos pela COVID-19, a média móvel de número de mortes também apresentou queda de 21%. Ao todo, o Brasil registra 129.575 óbitos e 4.239.763 casos de COVID-19.

Bahia deve iniciar estudos com vacina russa Sputnik V em outubro

Estudos com a vacina russa Sputnik V contra a COVID-19 devem ser iniciados em outubro na Bahia, disse o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, à Reuters nesta quinta-feira (10). De acordo com fonte ouvida pela agência, o estado planeja comprar até 50 milhões de doses da vacina russa. Nesta terça-feira (8), o governador Rui Costa (PT), disse ter assinado acordo de confidencialidade para receber dados sobre a vacina e iniciar testes no estado. Segundo ele, após recebimento de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Bahia receberá 500 mil doses da Sputnik V para iniciar os testes.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 11 de setembro

EUA: mais de 50 mil pessoas são evacuadas no Oregon por causa de incêndios florestais

Nesta quinta-feira (10), mais de 500 mil pessoas foram evacuadas de suas casas em função de incêndios florestais no estado norte-americano do Oregon, informou a governadora Kate Brown. O número equivale a 10% da população do estado. Segundo ela, a área destruída nas últimas 72 horas é o dobro da média anual. Cinco cidades ficaram "seriamente destruídas" e três pessoas faleceram nas últimas 24 horas. No estado vizinho da Califórnia, oito pessoas morreram somente nesta quinta-feira (10). A quatro meses do fim da temporada de incêndios, 3,1 milhões de acres de terras já foram destruídos pelas chamas somente na Califórnia.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 11 de setembro

Governo boliviano estaria instrumentalizando judiciário contra Evo Morales, diz organização

Nesta sexta-feira (11), a organização de defesa dos direitos humanos, Human Rights Watch, publicou relatório acusando o governo boliviano de instrumentalizar o poder judiciário para perseguir o ex-presidente do país, Evo Morales. Para a organização, acusações de terrorismo apresentadas contra Evo, baseadas em ligação telefônica na qual o ex-líder pedia para que seus apoiadores "combatessem" o governo interino de Jeanine Áñez e que poderão render até 20 anos de prisão, seriam "totalmente desproporcionais" e "politicamente motivadas". O diretor-executivo da organização baseada nos EUA, José Miguel Vivanco, acusou o governo interino de fazer pressão publicamente sobre seus procuradores para que "sirvam aos seus interesses".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 11 de setembro

China e Índia selam acordo para diminuir tensões em fronteira contestada

Nesta sexta-feira (11), o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, emitiram comunicado conjunto, no qual se comprometem a diminuir as tensões e desengajar tropas militares em fronteira contestada entre os países no Himalaia. De acordo com o comunicado, ambos os países concordaram que "a situação atual na zona fronteiriça não é do interesse de nenhuma das partes". O acordo entre as potências nucleares foi selado às margens da reunião do Acordo de Cooperação de Xangai, realizada em Moscou, após tropas de Índia e China trocarem tiros na região contestada de Ladakh nesta segunda-feira (8). Leia mais sobre o acordo selado entre as potências nucleares

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 11 de setembro

Defesa antiaérea síria abate mísseis israelenses lançados sobre Aleppo, diz fonte

Nesta sexta-feira (11), a defesa antiaérea da Síria repeliu ataque israelense e abateu parte significativa dos mísseis lançados sobre a cidade de Aleppo, informou fonte militar à Sputnik. Os ataques foram realizados à 01h30 no horário local (19h30 da quinta-feira no horário de Brasília). Israel realiza ataques aéreos periódicos contra a Síria e ocupa o território das Colinas de Golã, na região da fronteira entre os países. Nas últimas semanas, ataques israelenses foram realizados em diversas localidades na Síria, desde a região sul do país até a cidade de Abu Kamal, localizada na fronteira com o Iraque. Após nove anos de conflito, o governo sírio e seus aliados voltaram a ocupar boa parte do território nacional, com exceção do noroeste, que segue sob controle da oposição, e do nordeste, controlado por forças curdas.

Comentar