Smartphones da Huawei vão rodar próprio sistema operacional Harmony em 2021

A gigante tecnológica chinesa afirma que pretende desenvolver um sistema operacional totalmente aberto para desenvolvedores de aplicativos e serviços.
Sputnik

Na abertura do evento Huawei Developer Conference 2020, nesta quinta-feira (10), a empresa de tecnologia anunciou que pretende fazer um sistema operacional com tecnologia para "romper os limites do hardware e criar uma experiência integrada".

A nova versão do sistema operacional da gigante chinesa, Harmony 2.0, será utilizado por todos os smartphones da Huawei a partir de 2021, garante Richard Yu, diretor-executivo da empresa.

Além do sistema operacional, a Huawei também lançou sua alternativa do Google, Huawei Mobile Services (HMS), em março, em uma tentativa de reduzir a dependência de empresas de tecnologia dos EUA após uma proibição comercial de mais de 70 empresas chinesas pela Administração Trump.

Temos um dispositivo para tudo o que fazemos. Sistema Operacional Harmony 2.0 aproveita a tecnologia para romper os limites do hardware e criar uma experiência integrada.​

Sanções

O governo dos EUA começou a introduzir restrições contra a gigante chinesa em 2019, citando suposto roubo de tecnologia. No mesmo ano, o Departamento de Comércio dos EUA proibiu os provedores de Internet de usar produtos da Huawei e as empresas de tecnologia dos EUA de vender tecnologias (hardware e software) para a empresa de Pequim sem obter primeiro uma licença especial.

A Huawei teve de abandonar o sistema operacional Android, do Google, e começar a procurar sistemas operacionais alternativos. A empresa chinesa nega as alegações e disse que receberia bem qualquer verificação de segurança independente de seus produtos.

Comentar