Irã constrói instalação para produção de centrífugas avançadas próximo de usina nuclear

O diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, declarou que o objetivo é substituir uma instalação que foi danificada por um incêndio em julho.
Sputnik

O Irã iniciou a construção de um centro para produzir centrífugas avançadas de enriquecimento de urânio no "coração das montanhas", próximo de sua instalação nuclear de Natanz, conforme a agência de notícias IRNA.

O responsável pelo programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, declarou que seu país substituirá o centro de produção que foi danificado por um incêndio em julho, um incidente provocado por sabotagem, causando danos significativos à instalação.

Sendo assim, Teerã criará uma instalação "moderna, grande e completa", tendo os trabalhos já começado, informou o alto funcionário iraniano.

Irã constrói instalação para produção de centrífugas avançadas próximo de usina nuclear

No dia 5 de janeiro deste ano, Teerã anunciou que não cumpriria com os limites estabelecidos no acordo sobre a quantidade de centrífugas de enriquecimento de urânio que poderia possuir, ou seja, a partir de então passou a enriquecer urânio de acordo com suas necessidades técnicas.

No entanto, ressaltou que continuaria cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica (OIEA, na sigla em inglês).

Ao mesmo tempo, a República Islâmica afirmou que voltará a cumprir o acordo se os EUA cancelarem as sanções contra o país.

Comentar