Vários países da OTAN realizarão operação naval conjunta na região do Ártico

Vários países-membros da OTAN vão conduzir uma operação no Ártico, comunicou a Marinha Real britânica, alegando que a missão visa ajudar a manter a paz na região.
Sputnik

"Fragata Type 23 HMS Sutherland e navio reabastecedor RFA Tidespring vão realizar missão junto com destróier [...] USS Ross da Marinha dos EUA e fragata norueguesa [...] HNoMS Thor Heyerdahl, apoiados por aeronave de patrulha dinamarquesa", informou na segunda-feira (7) em comunicado a Marinha Real britânica.

De acordo com o documento, esta missão é a continuação da operação iniciada em maio, no âmbito da qual a fragata britânica HMS Kent entrou no mar de Barents.

Vários países da OTAN realizarão operação naval conjunta na região do Ártico

Os navios vão treinar em ambiente com temperatura abaixo de zero para melhorar seu conhecimento do desafiante ambiente ártico e ao mesmo tempo "contribuir para a manutenção da paz na região".

"Navios da Marinha Real estão liderando uma força-tarefa multinacional para o Extremo Norte em uma operação que demonstra o empenho do Reino Unido e seus aliados em prol da liberdade de acesso e navegação na região", lê-se no comunicado.

Na semana passada, o ministro da Defesa da Rússia Sergei Shoigu afirmou que a OTAN pretende regressar ao confronto dos tempos da Guerra Fria e que Moscou está preocupada com as tentativas da OTAN de demonstrar poder, nomeadamente através da intensificação das missões de reconhecimento e de exercícios perto das fronteiras russas.

Comentar