Notícias do Brasil

Brasil está entre países que fecharam escolas por mais tempo na pandemia, diz OCDE

Um relatório apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira (8) mostrou que o Brasil é um dos países onde as escolas ficaram fechadas por mais tempo desde o início da pandemia.
Sputnik

De acordo com o estudo da OCDE, 52% dos países avaliados mantiveram as escolas fechadas por 12 a 16 semanas, enquanto outros 28% fecharam as escolas por 16 a 19 semanas. Outros 17% dos países reabriram as escolas após 12 semanas no máximo.

O Brasil contabilizou 16 semanas com as instituições de ensino fechadas até 30 de junho, sendo que a maioria das escolas ainda não retomou as atividades.

O relatório da organização, no entanto, faz um ressalva de que a situação da educação pode variar dentro de cada país, considerando que algumas redes alteraram o calendário de férias e feriados para adaptar ao período de fechamento, além da autonomia que autoridades municipais exercem sobre os sistemas educativos de cada região.

Brasil está entre países que fecharam escolas por mais tempo na pandemia, diz OCDE

Outro aspecto levantado pelo relatório diz respeito ao tamanho das turmas, considerado um fator determinante para a reabertura das escola, pois "países com turmas menores podem ter mais facilidade em cumprir com as novas exigências de distanciamento social".

De acordo com o estudo da OCDE, citado pela BBC Brasil, saber o momento certo de reabrir as escolas "é uma das decisões mais difíceis e sensíveis das agendas políticas" da atualidade.

Comentar