Militares dos EUA fazem churrasco e contaminam ilha japonesa

Um churrasco organizado por militares norte-americanos acionou o sistema de extinção de incêndios na base do Corpo de Fuzileiros Navais de Futenma, localizada no sul de Okinawa, no Japão.
Sputnik

O churrasco feito ao ar livre próximo da pista de pouso na base aérea da Marinha dos EUA em Futenma no dia 10 de abril acionou o sistema anti-incêndios e levou à liberação de cerca de 264.000 litros de espuma tóxica, segundo resultados da investigação publicados pelo Corpo de Fuzileiros Navais, informa a edição Stars and Stripes.

Aproximadamente 96.000 litros de espuma de combate a incêndio foram espalhados pela base, enquanto o resto da substância chegou a um riacho através do sistema de drenagem próximo da base.

Os funcionários do governo japonês condenaram o incidente imediatamente.

Militares dos EUA fazem churrasco e contaminam ilha japonesa

Os comandantes militares norte-americanos no Japão afirmaram que a espuma utilizada na região contém ácido perfluoro-octanossulfônico e perfluorooctanóico, substâncias que provocam tumores, aumento de peso e morte de animais.

As autoridades de Okinawa exigem há anos o fechamento da base de Futenma, localizada na cidade de Ginovan, devido aos diversos incidentes ocorridos na região.

Washington e Tóquio acordaram transferir a base para uma região despovoada no noroeste de Okinawa, porém esta opção também foi recusada pela administração local.

Esta ilha abriga 70% de todas as instalações militares norte-americanas no Japão.

Comentar