Turquia inicia desenvolvimento de seu 1º míssil guiado a laser

A empresa turca Roketsan revelou um programa ambicioso para produzir o primeiro míssil terra-terra guiado a laser do país.
Sputnik

O míssil TRGL-230 deve complementar a frota de drones TB2 Akinci para ser utilizado amplamente em operações internacionais, com o míssil sendo apontado pelo drone e lançado do solo para atingir os alvos.

Turquia inicia desenvolvimento de seu 1º míssil guiado a laser

De acordo com funcionários da Roketsan, o trabalho de desenvolvimento do míssil foi iniciado em abril deste ano, estando atualmente na fase de projeto.

"A Turquia não tem em seu inventário militar um míssil desta classe [...] Será uma opção 'fácil de manter e operar' para os militares, já que poderá ser lançado a partir de qualquer plataforma terrestre", afirmou uma fonte citada pelo portal Defense News.

A Roketsan também está planejando produzir a RDX, também conhecida como T4, e a HMX (nitroamina altamente explosiva), dois elementos críticos usados em ogivas convencionais.

Representantes da Roketsan afirmaram que a Turquia precisa de 80 toneladas de matéria-prima química explosiva por ano, das quais 55 toneladas serão fornecidas pela nova fábrica de matéria-prima, para não depender de fornecimentos estrangeiros.

Comentar