Pequim repudia restrições impostas a diplomatas nos EUA

A embaixada chinesa em Washington questionou as restrições impostas pela Casa Branca a seus diplomatas nos EUA.
Sputnik

Washington impôs restrições ao trabalho dos diplomatas chineses no território norte-americano. A partir de agora, precisarão obter permissões especiais para visitar universidades e realizar atividades culturais fora da sede diplomática.

A Casa Branca argumentou que a ação é uma represália aos supostos obstáculos impostos por Pequim aos diplomatas norte-americanos na China.

"Com o pretexto de medidas de resposta, os EUA impuseram no dia 2 de agosto restrições injustas que estabeleceram barreiras ao trabalho dos diplomatas e do pessoal da representação da China", indicou a embaixada chinesa em comunicado.

A entidade ressaltou que com essas medidas, Washington viola gravemente a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas.

Pequim repudia restrições impostas a diplomatas nos EUA

"Instamos os norte-americanos a corrigir seus atos errôneos e a revogar essa decisão", indica, ressaltando que a China repudia firmemente este tipo de comportamento.

Os EUA estão envolvidos em uma guerra diplomática com a China. Em julho, o governo de Washington fechou o Consulado Geral da China em Houston, alegando uma suposta espionagem. Pequim respondeu com o fechamento do Consulado Geral dos EUA em Chengdu.

Comentar