Próximo caça chinês pode ser um 'super F-35', segundo mídia

A Forbes cita que um projetista de aeronaves da China pode estar desenvolvendo um caça semelhante ao norte-americano F-35.
Sputnik

"Um caça revolucionário de próxima geração, caracterizado pelo longo alcance [...] e poder de fogo [...] está prestes a surgir em meio a uma competição entre grandes potências", cita a Forbes o jornal Global Times.

O planejado caça furtivo de próxima geração deve ser desenvolvido até 2035, segundo o projetista-chefe do caça J-20, Yang Wei.

Próximo caça chinês pode ser um 'super F-35', segundo mídia

Yang citou que a futura aeronave deverá ter um maior alcance, maior capacidade furtiva, maior resistência e uma carga maior de armas, bem como previsões e imagens do campo de batalha para facilitar a atuação do piloto.

"Em um sistema integrado, a aeronave deve ser capaz de formar uma rede, desenhar imagens integradas da situação em tempo real, criar múltiplas rotas de ataque e transmitir informações sobre os alvos entre áreas de missão em tempo real", informa o Global Times.

O projetista também ressalta que a tecnologia furtiva e as contramedidas eletrônicas deverão ser priorizadas, visto que a produção e participação dos drones em campo de batalha seguem crescendo.

Com isso, o novo caça chinês deverá se parecer com o norte-americano F-35, que foi projetado para ser conectado, tendo uma ampla automação, incluindo um sistema de fusão de sensores.

Desta forma, como aponta a Forbes, o gigante asiático segue se movimentando e focando seus esforços em direção a um tipo de combate mais ocidental.

Comentar