Notícias do Brasil

Guedes: queda recorde do PIB é como 'luz das estrelas emitida há milhões de anos'

Nesta terça-feira (1º) o ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de audiência pública no Senado Federal após os anúncios da extensão com valor reduzido do auxílio emergencial e também dos dados do PIB.
Sputnik

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do PIB do 2º trimestre deste ano, revelando uma queda recorde na economia brasileira de 9,7%. Com o resultado, o Brasil entrou oficialmente em recessão técnica.

Guedes comentou o resultado com senadores e afirmou que aquilo era um registro do passado, mostrando otimismo em relação ao futuro da economia brasileira.

"Como a luz das estrelas que vemos foram emitidas há milhões de anos atrás, o que você vê [nos dados divulgados do PIB] é um registro do passado com esse som que ouvimos agora", afirmou o ministro durante audiência pública com senadores, conforme publicou o G1.

O chefe da pasta da economia acrescentou ainda que "o Brasil já está voltando a crescer" e que tem em mãos dados que apontam uma retomada econômica após a queda recorde em meio à pandemia do novo coronavírus.

Guedes: queda recorde do PIB é como 'luz das estrelas emitida há milhões de anos'

Guedes apontou uma estimativa de queda do PIB em 2020 entre 4% e 5% e reforçou o pedido de aprovação de reformas pelo Congresso Nacional.

Mais cedo, durante o anúncio de extensão do auxílio emergencial até o fim do ano com o valor de R$ 300,00, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou que na quinta-feira (3) uma proposta de reforma administrativa será enviada pelo governo aos congressistas.

Comentar