Trump explica por que EUA são obrigados a comprar petróleo da Rússia

Falando em New Hampshire, o presidente norte-americano disse que a região de Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos, tem os preços de eletricidade mais altos do país.
Sputnik

Em um discurso no hangar do Aeroporto de Manchester, no estado norte-americano de New Hampshire, um dia depois de aceitar a nominação republicana para as eleições do país, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a oposição dos democratas à construção de dutos leva os EUA a terem de comprar petróleo da Rússia.

"A Nova Inglaterra tem os preços de energia mais altos dos Estados Unidos, e você sabe por quê? Por que o governador [democrata de Nova York, Andrew] Cuomo não permite que um duto passe pela ponta do estado de Nova York para que o petróleo e o gás, dos quais temos muito, possam chegar lá", disse o presidente norte-americano.

"E vocês sabem onde compram sua energia? Rússia. Você não sabia? Vocês têm navios, muitos deles, da Rússia, por que o governador Cuomo de Nova York não permite o duto", continuou Donald Trump.

Em 2019 os EUA compraram uma média de 515.000 barris de petróleo por dia da Rússia. As exportações totais de petróleo cru e produtos petrolíferos da Rússia para os Estados Unidos em 2019 foram estimadas em US$ 13,8 bilhões (R$ 76,87 bilhões).

Comentar