'Controladores de elite' podem curar-se do HIV sem qualquer tratamento médico, revelam pesquisas

Pesquisas recentes revelaram que um pequeno grupo de pessoas infectadas pelo HIV, apelidadas de "controladores de elite", têm o poder de se livrar do vírus sem qualquer ajuda médica.
Sputnik

Ao longo de vários anos, diversos estudos descobriram que um número muito pequeno dos 38 milhões de pessoas infectadas com o temido vírus foi capaz de suprimi-lo sem qualquer tratamento.

A nova pesquisa notável permitiu descobrir que um subconjunto ainda menor de "controladores de elite" parece ser capaz de eliminar o HIV de seus corpos inteiramente sem tomar remédio algum.

A descoberta é surpreendente porque o HIV é uma doença permanente para a qual não existe cura médica. Na grande maioria dos casos, os pacientes requerem terapia antirretroviral diária (TARV) para controlar o vírus e interromper o desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

'Controladores de elite' podem curar-se do HIV sem qualquer tratamento médico, revelam pesquisas
"O que acontece com esses indivíduos, a quem chamamos de controladores de elite, pode lançar luz sobre a cura do HIV-1 e também nos ajudar a entender como uma pessoa com HIV pode controlar o vírus e evitar comorbidades associadas ao HIV", explicou o pesquisador veterano do HIV, Keith Hoots, que é diretor da Divisão de Doenças do Sangue e Recursos do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, nos EUA.

No novo trabalho, especialistas do Massachusetts General Hospital, Harvard e Massachusetts Institute of Technology estudaram mais de 1.500 controladores de elite. A pesquisa descobriu que essas pessoas obtiveram resultados de eliminação de vírus que antes só haviam sido observados após anos de tratamento médico intensivo.

Os autores afirmam que os controladores de elite são a coisa mais próxima de uma possível "cura natural" para o vírus, que ceifou mais de 33 milhões de vidas desde o surgimento da epidemia no início dos anos 1980.

Comentar