Trump considerou trocar Porto Rico pela Groenlândia, diz ex-membro do governo

O presidente dos EUA, Donald Trump, considerou trocar Porto Rico pela ilha dinamarquesa da Groenlândia, afirma o ex-chefe de gabinete do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos Miles Taylor.
Sputnik

"[Trump] disse que não só queria comprar a Groenlândia, ele realmente disse que queria ver se poderíamos vender Porto Rico, poderíamos trocar Porto Rico pela Groenlândia", disse Taylor, que serviu no gabinete de Kirstjen Nielsen.

Taylor afirmou que a percepção sobre a complicada situação financeira e física de Porto Rico levou Trump a considerar a possível troca. 

No ano passado, Trump expressou interesse em comprar a Groenlândia da Dinamarca. Depois que a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen rejeitou a ideia, Trump cancelou uma visita de Estado que pretendia fazer ao país europeu

No início de julho, Elaine Duke, ex-secretária de segurança interna dos EUA, disse ao jornal The New York Times que Trump considerou "vender" e "desinvestir" Porto Rico após um furacão devastar a ilha em 2017.

Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos e realizará um referendo em novembro para decidir se deve se tornar um estado do país governado por Trump. Os resultados do referendo não serão vinculativos e precisarão da aprovação do Congresso. Até hoje, o Congresso da ilha nunca sancionou nenhum referendo.

Os porto-riquenhos são cidadãos estadunidenses, mas não podem votar nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Comentar