Pentágono obtém breve isenção da Casa Branca para trabalhar por mais tempo com Huawei

A administração Trump concedeu ao Pentágono uma isenção temporária da proibição de utilizar equipamentos da Huawei ou outros sistemas de telecomunicações chineses, revela memorando.
Sputnik

A Casa Branca está introduzindo regulações que vão proibir instituições do governo norte-americano de contratar empresas cujas cadeias de fornecimentos contenham produtos de cinco empresas chinesas, entre elas Huawei ou ZTE. A administração, que enfrenta a China em matéria de comércio, qualificou a Huawei como ameaça de espionagem.

O diretor de Inteligência Nacional, John Ratcliffe, concedeu ao Pentágono uma isenção temporária para avaliar com mais profundidade uma solicitação de isenção mais ampla do Departamento de Defesa.

A decisão foi comunicada em um memorando à subsecretária de Defesa para Aquisição e Manutenção, Ellen Lord, afirma o portal Defense News. As empresas se encontram entre as que ainda se recuperam dos efeitos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus e que pressionaram para obter mais tempo para cumprir com as novas proibições.

A isenção temporária tem como objetivo possibilitar que o Departamento de Defesa continue executando ações de aquisição que, em parte, equipariam as tropas.

Os líderes da Associação Industrial de Defesa Nacional (NDIA, na sigla em inglês) e o Conselho de Serviços Profissionais pediram que a proibição fosse postergada. O argumento utilizado foi a necessidade de se recuperaram das consequências causadas pela crise do coronavírus.

Ao citar as implicações a longo prazo das medidas, a NDIA pediu que as empresas obtivessem uma extensão de um ano.

Pentágono obtém breve isenção da Casa Branca para trabalhar por mais tempo com Huawei

Além da proibição de trabalhar com a Huawei, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou dois decretos que proíbem qualquer transação com as empresas chinesas proprietárias de TikTok e WeChat. As autoridades do país também planejam revogar as licenças da China Telecom e outros operadores de telecomunicações do gigante asiático.

Comentar