Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 11 de agosto

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas notícias de destaque desta terça-feira (11), marcada pela queda das mortes por COVID-19 em dez estados brasileiros, pela chance de "segunda onda de choque econômico" nos EUA e pela oferta do presidente filipino de ser cobaia da vacina russa contra COVID-19.
Sputnik

Dez estados apresentam queda no número de mortes por COVID-19

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa e secretarias estaduais de saúde, os estados de Acre, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima apresentam desaceleração na média móvel de mortes por COVID-19. No entanto, a Região Sul apresenta alta no número de casos e óbitos. Nesta segunda-feira (10), uma única planta frigorífica da empresa BRF, na cidade de Toledo (PR), registrou 1.138 casos entre funcionários, reportou a Folha de São Paulo. O Brasil registra mais de três milhões de casos de COVID-19 e 101.857 vítimas fatais.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 11 de agosto

Eduardo Bolsonaro entregou dossiê antifascista para embaixada dos EUA, diz deputado

Nesta segunda-feira (10), advogada do deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP), informou à Justiça que Eduardo Bolsonaro teria entregado cópia de dossiê com informações sobre apoiadores do movimento antifascista para a Embaixada dos EUA em Brasília. Minimizando a denúncia, Eduardo Bolsonaro escreveu a Garcia no Twitter que "querem criar intriga entre nós". Em junho, Garcia escreveu em sua conta no Twitter que ele próprio enviou o documento à embaixada dos EUA. Aliado da família Bolsonaro, Garcia foi condenado pela 45ª Vara Cível da capital paulista a indenizar uma mulher que teve seu nome e dados pessoais listados no dossiê.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 11 de agosto

Território da Casa Branca não foi violado durante tiroteio, diz serviço secreto dos EUA

Na noite desta segunda-feira (10), o serviço secreto dos EUA informou que o território da Casa Branca não foi violado devido a tiroteio ocorrido durante briefing diário do presidente dos EUA à imprensa. A instituição ainda revelou em tweet que abriu investigação sobre o possível envolvimento de um membro de divisão do serviço secreto no incidente. O presidente Donald Trump foi evacuado às pressas por agentes de segurança durante briefing diário à imprensa na Casa Branca, nesta segunda-feira (10). Leia mais sobre o incidente

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 11 de agosto

Prêmio Nobel de economia alerta para '2ª onda de choque econômico' nos EUA

Nesta segunda-feira (10), o economista laureado com o prêmio Nobel, Paul Krugman, alertou em coluna no jornal The New York Times que a não renovação das medidas de auxílio emergencial nos EUA pode criar uma "segunda onda de choque econômico" e uma recessão pior do que a de 2008. Sem a renovação de medidas de auxílio emergencial, a demanda dos consumidores poderá cair "em mais de 4%", queda que pode causar ainda mais desemprego. Até a manhã desta terça-feira (11), o Congresso dos EUA não foi capaz de negociar novo pacote de ajuda econômica para as famílias afetadas pela pandemia de COVID-19.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 11 de agosto

Novo lockdown na Austrália está apresentando resultado, dizem autoridades

A reimposição de quarentena rígida em Victoria, o estado mais populoso da Austrália, pode estar dando resultados, informaram autoridades de saúde do país nesta terça-feira (11). Nas últimas 24 horas, 331 casos de COVID-19 e 19 vítimas fatais foram registados, uma melhora em relação ao dia anterior. Para as autoridades, a nova quarentena, que deve ser mantida até setembro, está rendendo frutos. A Austrália foi capaz de eliminar o novo coronavírus em parte significativa de seu território, com exceção dos estados de Victoria e Nova Gales do Sul. 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 11 de agosto

Líder das Filipinas diz ter 'enorme confiança' na vacina russa e querer ser cobaia em testes

Nesta terça-feira (11), o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou ter "enorme confiança" na vacina contra a COVID-19 em desenvolvimento na Rússia e considerou se voluntariar para participar dos testes. "Eu vou dizer ao presidente [Vladimir] Putin que tenho enorme confiança nos estudos [da Rússia] para combater a COVID-19", conforme reportou a Reuters. Duterte acrescentou que está disposto a participar dos testes da nova vacina: "Eu posso ser a primeira cobaia a ser testada." Anteriormente, Moscou havia oferecido o envio de lote da vacina, que deve receber aval das autoridades reguladoras russas ainda hoje, para as Filipinas.

Comentar