Notícias do Brasil

IBGE: Amazonas recupera nível de produção industrial pré-pandemia em junho

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11) mostram que o estado do Amazonas iniciou um processo de recuperação de sua produção industrial.
Sputnik

Segundo os dados do IBGE, a produção industrial cresceu em 14 de 15 locais pesquisados. Apesar disso, o Amazonas é o único estado do país que conseguiu recuperar o nível de produção anterior à pandemia da COVID-19.

No geral, a indústria brasileira teve alta de 8,9% registrada no mês de junho, impulsionada pela produção de carros e caminhões. Somada ao crescimento do mês anterior, a expansão foi de 17,9%. No entanto, o índice ainda está 13,5% abaixo do registrado antes do início da pandemia.

IBGE: Amazonas recupera nível de produção industrial pré-pandemia em junho

Entre os estados, os maiores avanços detectados pelo IBGE na produção industrial ocorreram no Amazonas e no Ceará, que cresceram 65,7% e 39,2% respectivamente.

O crescimento no Amazonas foi impulsionado pela venda e motos e de bebidas. A produção industrial no estado cresceu 95,1%, recuperando as perdas do período de pandemia. O IBGE destaca que o estado foi um dos primeiros a reabrir a economia.

Apesar do crescimento mensal, em relação ao ano passado houve queda na produção na maior parte dos estados - 12 de 15, incluindo o Amazonas.

Comentar