Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 7 de agosto

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas notícias mais relevantes desta sexta-feira (7), na qual Bolsonaro aconselha brasileiros a "tocar a vida" apesar das quase 100 mil mortes por COVID-19, bolsas asiáticas despencam após medidas contra o TikTok e o secretário de Estado dos EUA pede a libertação de presos do Talibã.
Sputnik

Brasil se aproxima das 100 mil mortes e presidente aconselha: 'Vamos tocar a vida'

Nesta quinta-feira (7), o Brasil registrou mais 1.226 mortes pelo novo coronavírus em somente 24 horas, ultrapassando 98 mil óbitos. A situação se agrava em sete estados da federação, com destaque para a Região Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Apesar de o país se aproximar dos três milhões de casos e 100 mil mortes por COVID-19, o presidente Jair Bolsonaro aconselhou a população a "tocar a vida", durante transmissão ao vivo ao lado do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Bolsas asiáticas despencam após Trump decretar banimento de apps chineses nos EUA

Nesta quinta-feira (7), o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou ordem banindo transações financeiras norte-americanas com as empresas chinesas ByteDance e Tencent, operadoras dos aplicativos TikTok e WeChat, respectivamente. O decreto executivo deve entrar em vigor em 45 dias. A medida foi tomada no âmbito do programa lançado pelo Departamento de Estado dos EUA, chamado Clean Network (Rede Limpa), que visa retirar aplicativos chineses da Internet norte-americana. As bolsas de valores asiáticas operam em baixa nesta sexta-feira (7), com as ações da Tencent – segunda maior empresa asiática em capitalização de mercado – recuando em até 10,1%.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 7 de agosto

Após explosão, protestos no Líbano são reprimidos com bombas de gás lacrimogênio

Nesta quinta-feira (6), forças de segurança libanesas utilizaram gás lacrimogênio contra manifestantes que protestavam contra a resposta do governo à trágica explosão que abalou a capital do país, Beirute, em 4 de agosto. De acordo com a agência estatal de notícias NNA, os manifestantes teriam vandalizado propriedade privada e ferido agentes de segurança. Movimentos sociais libaneses organizam uma manifestação de maior porte, a ser realizada neste sábado (8), para protestar contra a crise econômica e corrupção de agentes públicos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 7 de agosto

Secretário de Estado dos EUA pede que Afeganistão liberte presos do Talibã

Nesta sexta-feira (7), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu que lideranças afegãs libertassem prisioneiros do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e demais países). "Nós sabemos que a libertação destes prisioneiros é uma medida impopular", disse o secretário em declaração, mas a medida seria essencial para "a redução da violência e estabelecimento de negociações diretas" entre a organização terrorista e o governo afegão. O Talibã demanda a libertação de pelo menos 400 prisioneiros, 150 dos quais foram condenados à pena de morte, como condição para iniciar negociações de paz com o governo de Cabul.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 7 de agosto

Rússia e China vão iniciar trabalhos para construção de base lunar conjunta

Rússia e China devem iniciar trabalhos para definir conceito e objetivos de projeto para construir uma base lunar conjunta, declarou o diretor-geral da Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos, Dmitry Rogozin, à Sputnik, adicionando que a Rússia vai debater com a Administração Nacional Espacial da China "qual tipo de construção queremos na Lua, quais equipamentos científicos serão instalados", definir os objetivos e cronograma da empreitada. Rogozin não excluiu a possibilidade de, futuramente, outros países aderirem ao projeto.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 7 de agosto

Enchentes na Coreia do Norte ameaçam segurança alimentar do país, diz mídia local

Nesta sexta-feira (6), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou região devastada por enchentes, causadas por mais de 40 dias de chuvas intensas no país asiático. "A prioridade é providenciar abrigo, produtos básicos e medicamentos [...] para as famílias afetadas pelas enchentes", disse o líder, conforme reportou a KCNA. O Exército foi mobilizado para auxiliar na reconstrução de casas e infraestrutura danificadas. Estudo publicado pela KCNA aponta que o país poderá perder parte significativa da safra de arroz em função do desastre natural, arriscando a segurança alimentar norte-coreana.

Comentar