Mídia informa sobre teste recente de míssil de cruzeiro na Coreia do Norte

Coreia do Norte disparou um míssil de cruzeiro antinavio no início do mês como parte de seus exercícios de verão, informou a agência Yonhap nesta quinta-feira (30).
Sputnik

O míssil de cruzeiro antinavio foi lançado de uma embarcação da Coreia Norte no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) em 6 de julho, e voou menos de 100 quilômetros, relatou a agência sul-coreana, citando autoridades militares da Coreia do Sul.

O exato tipo de projétil permanece desconhecido, mas se relata que o míssil já foi testado por Pyongyang antes de 6 de julho.

"Vemos isto como parte dos exercícios marítimos regulares [...] Estamos monitorando de perto os movimentos militares do Norte e mantendo uma postura rígida de prontidão", afirmou o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, Kim Jun-rak, conforme cita a Yonhap.

Os exercícios de verão tiveram início no começo de julho e continuam em andamento. O programa geralmente se estende até agosto, garantem as autoridades.

A Coreia do Norte tem procurado reforçar suas capacidades de defesa, concentrando-se no desenvolvendo de armas convencionais, em meio à estagnação das negociações de desnuclearização com os EUA.

Em fevereiro de 2015, a Coreia do Norte testou pela primeira vez um míssil antinavio autônomo. O mais recente lançamento conduzido por Pyongyang havia sido em 14 de abril, quando vários mísseis de cruzeiro antinavio de curto alcance foram disparados no mar do Japão.

Comentar