Drones de reconhecimento russos Forpost ajudam aviação naval a 'caçar' alvos marítimos

Drones russos Forpost da Frota do Mar Negro são ensinados a caçar navios e submarinos em conjugação com as aeronaves de combate.
Sputnik

Veículos não tripulados Forpost conseguirão não só detectar meios do adversário no mar, como também serão capazes de enviar suas coordenadas para aviões de combate em tempo real.

O novo sistema foi recentemente testado durante manobras da Frota do Mar Negro. Especialistas consideram que o uso de drones para reconhecimento marítimo é particularmente eficaz quando são necessárias patrulhas de longa duração.

De acordo com uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia, drones Forpost da Marinha são "ensinados" a operar em conexão com aviões para eliminar alvos marítimos, conforme o jornal russo Izvestia.

Drones de reconhecimento russos Forpost ajudam aviação naval a 'caçar' alvos marítimos

Neste mês, durante uma inspeção surpresa dos distritos militares do Sul e Ocidental, drones detectaram e identificaram no mar Negro um grupo naval do inimigo convencional. Depois eles enviaram as coordenadas dos alvos à aviação naval e, por sua vez, caças-bombardeiros Su-24M e caças polivalentes Su-30SM bombardearam o "inimigo".

Além disso, os veículos não tripulados Forpost vão ajudar os aviões antissubmarino. Mesmo se os submarinos detectados por drones conseguirem se esconder debaixo d'água, a aviação poderá lançar torpedos teleguiados depois de o drone transmitir as coordenadas exatas.

Os drones Forpost, que pesam aproximadamente 450 quilos, possuem autonomia de até 17 horas e alcance de 250 quilômetros a partir do operador.

Comentar