'Desafio para rastrear': novos submarinos russos representam ameaça aos EUA, adverte Pentágono

Oficial nomeado para liderar o Comando do Norte dos EUA (NORTCOM) e o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) alertou que tanto a Rússia como a China estão investindo em submarinos e outras capacidades estratégicas para ameaçar EUA.
Sputnik

Tenente-general Glen VanHerck disse nesta terça-feira (28) durante uma audiência na Comissão de Forças Armadas do Senado que ele espera "muitos desafios" dos adversários de Washington se ele for aprovado para seu novo posto.

De acordo com VanHerck, entre as ameaças estão a Rússia e a China, enquanto os EUA enfrentam uma nova era de grande concorrência em que Moscou e Pequim estão desenvolvendo maneiras de desafiar o domínio militar global de Washington.

"Em mais de 32 anos de serviço, eu acho que nunca vi um desafio à segurança nacional tão estratégico e dinâmico como temos hoje", disse VanHerck aos senadores. "Ao longo das últimas três décadas, nossos concorrentes e potenciais adversários têm observado os EUA, a nossa maneira de dissuadir, a nossa maneira de competir e a nossa maneira de conflitar."

'Desafio para rastrear': novos submarinos russos representam ameaça aos EUA, adverte Pentágono

A Rússia, em particular, representa uma ameaça significante para os EUA e continua expandindo suas capacidades.

"A Rússia está desenvolvendo capacidades estratégicas, tais como seus submarinos, que agora são um desafio significativo para rastrear e criam potencial para seus mísseis de cruzeiro, que podem atingir o território nacional", ressaltou o tenente-general.

Há muito tempo que os responsáveis militares dos EUA alertam que os submarinos russos se tornam cada vez mais sofisticados e mais difíceis de serem rastreados pelas forças americanas.

Em fevereiro, o vice-almirante da Marinha dos EUA Andrew Lewis disse que a costa leste dos EUA não pode mais ser considerada um "porto seguro" para navios americanos dada a atividade de submarinos russos.

Comentar