Central sindical boliviana anuncia greve contra adiamento das eleições

A Central Operária Boliviana (COB) ratificou nesta quinta-feira (30), após reunião com o Tribunal Eleitoral, sua resolução de greve geral contra o adiamento das eleições gerais para outubro. 
Sputnik

A reunião ocorreu por iniciativa do órgão eleitoral, que enfrenta críticas por sua decisão de adiar pela terceira vez, até 18 de outubro, as eleições presidenciais. O pleito estava previsto para 6 de setembro.

O dirigente da COB, Juan Carlos Huarachi, informou que a paralisação foi decidida em assembleia na terça-feira (28) durante protesto nas cidades de La Paz e El Alto. Estão previstos jejuns e o fechamento de estradas a partir do dia 3 de agosto. O sindicato Pacto de Unidade também integra a mobilização. 

Huarachi afirmou que as autoridades eleitorais do país afirmam que a eleição foi adiada por conta da pandemia de COVID-19. 

"Viemos ouvir os argumentos, a justificativa da resolução da modificação [da data] das eleições de 6 de setembro para 18 de outubro, e também justificamos por que o povo boliviano exige o cumprimento da lei sancionada pela Assembleia Legislativa, promulgada pelo Poder Executivo e processada pelo Tribunal Eleitoral", afirmou Huarachi.

O Tribunal Eleitoral afirmou em comunicado que suas autoridades informaram a COB dos motivos do adiamento das eleições, insistindo que as previsões técnicas indicam que o pico da pandemia na Bolívia ocorrerá entre agosto e setembro.

Comentar