De olho na China, EUA discutem melhorar capacidade de defesa da Austrália

Os Estados Unidos estão explorando maneiras de melhorar as capacidades de defesa da Austrália, inclusive com armas hipersônicas, disse o secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, nesta terça-feira (28).
Sputnik

A declaração veio depois de Esper se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, junto à ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, e a ministra da Defesa da Austrália, Linda Reynolds. O encontro foi realizado nesta terça-feira (28), em Washington.

"Tivemos uma discussão muito ampla sobre as capacidades que os Estados Unidos possuem e as que a Austrália possui, e nosso desejo [é] de promovê-las, sejam hipersônicas ou qualquer outro tipo de capacidade", disse Esper.

O secretário de Defesa enfatizou a importância de encontrar maneiras de impedir o que ele chamou de "mau comportamento" na região indo-pacífica e métodos para defender a ordem internacional, particularmente contra o que chamou de "atividade maligna" da China.

De olho na China, EUA discutem melhorar capacidade de defesa da Austrália

O Departamento de Defesa publicou um comunicado após a reunião, dizendo que as autoridades discutiram o compromisso dos dois países em cooperação bilateral em diferentes questões de defesa.

A lista de tópicos discutidos inclui armas hipersônicas, defesa antiaérea e antimísseis integrada, guerra eletrônica, submarina e espacial, além de outras tecnologias, acrescentou o comunicado.

Comentar