'Tesouros' da Era Viking são encontrados em ilha britânica (FOTOS)

Dois broches de bronze, datados do início do século X e usados por mulheres viking, foram encontrados na ilha de Man, no mar da Irlanda.
Sputnik

As joias, descobertas por meio de detectores de metais em uma propriedade particular, foram declaradas "tesouros", o que significa que passam a pertencer à Coroa Britânica, sendo conservadas pelo Manx National Heritage (MNH), que anunciou a descoberta.

Somente objetos de mais de 300 anos se enquadram na designação de "tesouro", após serem avaliados e objeto de uma decisão legal.

Os broches, de aproximadamente dez centímetros de comprimento e de forma oval, eram "típicos" da Era Viking, sendo usados por mulheres adultas, informa à BBC Allison Fox, curadora de arqueologia do MNH.

Estas peças são a "primeira evidência real" de que a ilha foi visitada por vikings. Foram ainda encontradas uma conta de vidro decorada e uma fivela de bronze.

Os itens foram encaminhados para tratamento de conservação no Fundo Arqueológico de York, e posteriormente, devem seguir para o Museu Manx.

Comentar